O CAOS E A DESORDEM SE INSTALAM DE VEZ NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

CARAS ASSOCIADAS E CAROS ASSOCIADOS, POR FATOS ALHEIOS Á VONTADE DA ANBENE E TENDO EM VISTA O CAOS INSTALADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, COMUNICAMOS O SEGUINTE:

24/11/2015 - 16h01

Oposição anuncia obstrução a todas as sessões do Plenário da Câmara

Líderes do Psol, PSDB, PPS, Rede e DEM anunciaram há pouco que não participarão mais das reuniões de líderes e que vão obstruir as sessões do Plenário enquanto o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, conduzir os trabalhos.

Trata-se de uma reação à anulação da reunião do Conselho de Ética realizada na última quinta-feira para a leitura do parecer do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) sobre o processo contra Eduardo Cunha. A decisão foi tomada pelo 2º Secretário da Câmara, deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), no exercício da Presidência e gerou críticas de vários deputados, que esvaziaram a sessão para permitir a reunião do Conselho de Ética. Porém, a decisão de Bornier acabou sendo suspensa por Cunha.

O líder do PSol, deputado Chico Alencar (RJ), disse que a notícia da obstrução dos líderes foi recebida “friamente” pelo presidente da Câmara durante a reunião dos líderes. “A reação foi o silêncio. Eles queriam começar a reunião como se nada tivesse acontecido e o presidente reagiu friamente”, disse.

Em entrevista coletiva ontem, Cunha já havia dito que a Câmara não ficará paralisada pela tentativa de alguns parlamentares de obstruir os trabalhos.

Representação
Esse conjunto de líderes também vai se reunir com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, segundo informou o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP). “São duas medidas que foram tomadas hoje – tanto a obstrução do colégio de líderes quanto das sessões do Plenário. Também decidimos fazer uma representação ao procurador-geral da República para deixar bastante claro que a forma com que o presidente da Câmara age para se defender compromete a imagem da Casa”, disse Sampaio.

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), avaliou que Cunha não tem mais condições de continuar na presidência da Câmara e, ao mesmo tempo, responder a um processo por quebra de decoro parlamentar.

Em entrevista aos jornalistas ontem Cunha, minimizou as críticas da oposição e reafirmou que houve erros na reunião do Conselho de Ética realizada na quinta-feira passada. E defendeu a posição tomada pela Mesa Diretora na sessão.

“Extrapolou horário, descumpriu o regimento. Enfim, ele [o presidente do Conselho] respondeu por escrito a uma questão de ordem, formulada por parlamentar, em que o grau de recurso à decisão dele é competência do presidente da Câmara. E realmente é. Então, os parlamentares foram obrigados a sair da reunião do conselho e fazer o questionamento no Plenário da Câmara. Eu não podia decidir sobre fatos que tocavam no meu interesse e aí eu passei a Presidência [para Felipe Bornier]. Foi isso o que aconteceu”, disse Cunha.

Fonte: Câmara dos deputados

 

A DIRETORIA EXECUTIVA